RSS

Administrando seu tempo e suas finanças!

24 out

” Nem Jesus Cristo, quando veio à Terra, se propôs resolver o problema particular de alguém. Ele se limitou a nos ensinar o caminho, que necessitamos percorrer por nós mesmos.”

O autor dessa frase é o falecido médium Chico Xavier. A frase diz tudo, ou seja, cada um é responsável por tudo que lhe acontece na vida. Não adiante culpar o governo, o salário ruim, a prestação vencida, a sogra chata….

Pegando essa afirmação e desenvolvendo uma frase que postei num blog anterior, talvez o maior problema que temos nos dias de hoje seja a total incapacidade de gerenciarmos o nosso próprio tempo. Pouca gente domina essa arte. Tem gente que demora 20 minutos para contar uma história que pode ser contada em 5 minutos, escreve mais do que precisa, usa mais do que precisa, repassa para os outros responsabilidades que são de fato suas, e por aí a coisa vai.

Na verdade, gerenciar o seu próprio tempo exige uma qualidade que pouca gente tem: disciplina. Parece complicado? Na verdade não, tudo é uma questão de refletirmos sobre o nosso momento, definirmos as prioridades e o que pode realmente ser deixado em
segundo plano ( o famoso “deixa pra depois”).

Algumas perguntas pra refletir: Por que será que tem gente que entra numa sapataria, por exemplo, e compra 2 pares de sapatos ao mesmo tempo? Pra que encher o tanque de gasolina do carro se você só sai de carro no fim de semana? Você já parou pra pensar o volume de desperdício diário de comida num restaurante a quilo, por causa de gente que coloca mais comida no prato do que efetivamente cabe no estômago?

O desperdício e o mau uso não acontecem só com as “coisas”, acontece com o nosso precioso dinheirinho também. Nosso povo tem fama de ser “gastador”, mas na verdade a gente não sabe é controlar aquilo que gasta. Desperdício custa dinheiro, e como diz aquele ditado, dinheiro não aceita desaforo.

Planejamento financeiro deveria prioritário para todo mundo, do rico ao pobre. Planejar não significa necessariamente poupar ou investir, mas sim entender quais as despesas que são prioritárias no seu orçamento, e comprar apenas aquilo que é necessário para sobreviver dignamente e sem apertos.

Acostume-se a fazer contas no papel, crie um orçamento mensal de despesas, e sofra menos no final do mês. A conta é simples: quantas pessoas sabem com exatidão o quanto devem? Talvez 1 ou 2 pessoas em 10… O engraçado é que todo mundo sabe o quanto ganha.

Gastar um tempo mínimo por dia (meia hora que seja) planejando a sua vida financeira, certamente vai te dar algum retorno positivo, mesmo que não seja o ideal. Não pense que só os ricos precisam se preocupar com planejamento financeiro. Muito pelo contrario, um mau planejamento financeiro afeta mais os que tem menos, pois quem tem mais sabe onde buscar quando faltar.

Consulte o nosso site www.comofinanciar.com.br e entenda como podemos ajudar na sua administração financeira pessoal.

 
Deixe um comentário

Publicado por em 24/10/2011 em Dicas, Uncategorized

 

Tags: , , , , , , ,

Deixe um comentário